quinta-feira, 23 de maio de 2013

A/o palhaça/o é livre para transformar chumbo em ouro



Faltam mais duas apresentações nas escolas e mais uma apresentação que será no SESC para o projeto concluir seu feito!
Estou chegando ao final e percebo o rico material que se apresentou pra mim, que está em minhas mãos e agora é só continuar... lapidar, buscar...
A Curalina, minha palhaça está aí, e quando penso nessa sombra que me acompanha sinto o quanto ela potencializa minha voz, no sentido mais amplo da palavra... a voz de uma atriz que acredita no teatro e no que ele pode fazer por nós, a voz da Drica mulher que se permite revisitar seu corpo, a voz da Drica negra que rediscute o termo "afro" inscrito no que ela é...enfim a gama de vozes que nos constituem como "ser vivente".
Houve-se muito que trabalhar os procedimentos de Clown é desnudar-se, que o nariz é uma máscara que revela e não esconde... E de fato, trabalhar a/o palhaça/o pra mim foi e é isso. A Curalina é esse ser nú de mim mesmo e quem me conhece sabe do que estou falando hehe
A temporada nas escolas e a re-estreia em Florianópolis proporcionaram uma experiência fora do comum, e espero continuar nessa busca por outros "esconderijos" e outros encontros, e que realmente a Curalina possa aperfeiçoar seus passos que estão engatinhando ainda
Muito bom ver o reconhecimento da palhaça, as crianças com a moda do "pente" da Curalina, adultos se divertindo no espetáculo com a tal princesa Iliane (tufo de cabelo), frases que se reverberam mesmo após o espetáculo acabar... Criança que estava com baixa auto estima por causa do cabelo e ao se identificar com o cabelo da Curalina, se fortaleceu e soltou largos sorrisos com as amigas da escola...dentre outras e outras muitas sensações e impactos
A plateia na UDESC estava repleta de bons amigos! Amigos de vários segmentos da minha vida pessoal! Me emocionei ao ver todos ali, compartilhando comigo esse momento singular
E relembrando uma pergunta que fiz no início do projeto: o que acontece quando uma palhaça conta a história? Começo a compreender o quanto a/o palhaça/o potencializa uma ação, o quanto as possibilidades só se abrem ao invés de se fechar, o quanto ela é livre pra transformar chumbo em ouro...
Obrigada a todas as dádivas que eu e Curalina encontramos pelo caminho! Obrigada por vcs nos deixarem se esconder...aí!

2 comentários:

  1. Arrepiei e meus olhos até ensaiaram umas lágrimas... Que bom se pudéssemos todos encontrar nossas Curalinas... Parabéns Drica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha lindaaa!! obrigada pela generosidade em ler minhas palavras!! Minha filósofa contemporânea preferida! rss

      Excluir