:: a atriz-pesquisadora

.
DRICA SANTOS [ou Adriana Patrícia dos Santos] é Atriz, Pesquisadora e Arte Educadora. Doutoranda em Teatro e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro da UDESC. Graduada pelo Curso de Licenciatura em Educação Artística (Hab. Artes Cênicas) da UDESC. Link para Curriculo Lattes [clique aqui]
.
Em seu trabalho como atriz tem como eixo a pesquisa de atuação por estados anímicos, grotesco na atuação e a contação de histórias como treinamento pré-expressivo na formação do ator. Além de ter como fio condutor  da pesquisa processo criativo e cultura negra.
.
Ministrou a palestra "A cultura como elemento de libertação",  juntamente com a Profª Drª Ilka Boaventura Leite (Departamento de Antropologia/UFSC).
.
Atuou como Assistente Pedagógica e Diretora do espetáculo – “A Tempestade” de W. Shakespeare com jovens da E.E.B. Dom Jaime Câmara do Ribeirão da Ilha, parte do Projeto Shakespeare nas Escolas I (Fundação Catarinense de Cultura) – (setembro a dezembro/2007) e também como Coordenadora Pedagógica e Diretora do espetáculo – “Comédia dos Erros” de W. Shakespeare com jovens da E.E.B. Dom Jaime Câmara do Ribeirão da Ilha, parte do Projeto Shakespeare nas Escolas II (Fundação Catarinense de Cultura) – (julho a dezembro/2009).
.
Na área infantil trabalhou como Contadora de Histórias para crianças no SESC – Unidade Estreito – Projeto Tenda dos Livros ( out e Nov/2009 e março a julho/2010). Apresentou o espetáculo Histórias Variadas para gente Animada no qual atuou e co-dirigiu (2009, 2010 e 2011).
.
Realizou temporada (10 apresentações) de Contação de Histórias nas Escolas da Rede Municipal de Florianópolis como parte da Semana Municipal do Livro Infantil.
.
Participou do espetáculo “Marina” como atriz/contadora de histórias. Espetáculo de Contação de Histórias como projeto de recreação do Hotel Colônia SESC – Cacupé e “As Aventuras do Pintinho” como atriz/cantora Espetáculo de Contação de história musicada - Criação conjunta com equipe de cultura e lazer do SESC – Cacupé
.
Criou, co-dirigiu e atuou nos espetáculos "Chá 'cá Vó" e "Visita a Casa da Bruxa"  em temporadas de 3 meses durante o verão, por três anos consecutivos (2007, 2008, 2009) espetáculos de interação e referências a cultura local.
.
Dirigiu o espetáculo O Presente e atuou no espetáculo Crimes Delicados e Tudo bem, já está amanhecendo...,  da Síncope Cia. de Cênicas, na qual foi integrante de 2005 a 2011.
.
Atuou no espetáculo Guarda-Chuva como atriz convidada do Grupo Teatral Experiência Subterrânea, como parte do prêmio Elisabete Anderle e com apresentações no Festival de Teatro de Rua de Angra dos Reis.
.
Atuou nos espetáculos Circus Negro, Réquien para 5 patinhos, Ofélia na Cozinha e Pequenos Burgueses como atriz/pesquisadora do AQIS - Núcleo de Pesquisa sobre Processos de Criação Artística, no qual foi integrante de 2005 a 2012.
.
Participou como atriz convidada do espetáculo do grupo “Teatro de Quinta” produzido pela Ponte Cultural Produções.
.
Trabalhou em duas turnês (pelo Nordeste e em Santa Catarina) do Espetáculo "Womens" convidada como produtora pelo Grupo Teatral (E)xperiência Subterrânea, projetos contemplados pelo Prêmio Funarte de Teatro - Myriam Muniz. 
.
Participou de diversas oficinas dentre as quais: Oficina "O corpo como fronteira" Ministrante: Renato Ferracini – Campinas/SP. Oficina "Composição do movimento na partitura do ator-dançarino" Ministrante: Prof. Dr. Milton de Andrade Junior - Fpolis. Oficina "GROTOWSKI: do teatro à arte como veículo"- Ministrante: Prof. Serge Ouaknine – Quebec - Canadá. Oficina "O grotesco no processo de Criação"Ministrante: Guillermo Cacace – Buenos Aires - Argentina. Oficina "Acerca do Grotesco" Ministrante: Oscar Cornago – Centro de Ciencias Humanas y Sociales del CSIC - Madrid - Espanha. "Oficina Corpo e Voz" Ministrante: Mônica Montenegro – EAD Célia Helena -  São Paulo - SP. "Oficina O ator e máscara" Ministrante: Tiche Viana – Barracão Teatro - Campinas - SP "Oficina Procedimentos Poéticos da Cena" Ministrante: Grupo de Teatro Piollin – João Pessoa -PB. "Oficina treinamento e criação no momento cênico a partir do espetáculo “El predilecto de los lepdópteros” Ministrante: Norberto Presta - Grupo Via Rose. Oficina "Entre a narração e o teatro" Ministrante: Cadu Cinelli, Rosana Reátegui e Tatiana Motta Lima do Grupo - Os tapetes contadores de Histórias.  "Bota a Palhaça pra fora" Ministrante: Grupo As Marias da Graça/RJ.
.
Foi classificada em terceiro lugar no Concurso para Professor Assistente do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011.
.
Montou espetáculo Romeu e Julieta(2011) e Os Saltimbancos (2012)como parte do projeto Experiência Cênica, desenvolvido no Instituto Estadual de Educação - Laboratório de Artes, no qual é coordenadora e professora Admitida em Caráter Temporário (ACT) desde 2011 até o momento.