:: o projeto


Este projeto foi contemplado pelo Edital BOLSA INTERAÇÕES ESTÉTICAS - RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS EM PONTOS DE CULTURA 2012 - da FUNARTE.

O projeto propõe a criação de um espetáculo de contação de histórias na linguagem do clown através de intercâmbio na Associação de Mulheres Palhaças "As Marias da Graça", localizada no Rio de Janeiro, no período de janeiro a março. Serão feito registros (fotografias, textos narrativos e reflexivos) do processo neste Blog criado especificamente para o projeto, compartilhados e divulgados em sites de relacionamento (facebook) e profissionais da área de interesse via e-mail. Uma vez criado o espetáculo, o objetivo é realizar apresentações gratuitas com estréia na comunidade onde reside o grupo As Marias da Graça, retornar para Florianópolis, re-estrear para a comunidade em geral, em seguida, apresentar o resultado em 12 escolas municipais nos bairros periféricos da cidade abrangendo norte, sul, leste e oeste da ilha.

A proposta é pesquisar procedimentos cênicos que, aliada a minha experiência como atriz/contadora de histórias, possam alavancar minha inserção nas práticas de "palhaçaria feminina", além de criar um espetáculo de contação de histórias cujos recursos sejam mínimos, do ponto de vista material, e que se apóie na figura do ator e seu jogo cênico, ou seja, a partir da descoberta e encontro com minha palhaça.

O grupo As Maria de Graça se configura num ponto de cultura de forte referência no contexto cultural e teatral do país, se confirma a importância da contribuição das formações grupais reconhecidas como 'teatro de grupo' para o enriquecimento e a democratização cultural da linguagem teatral.

O contato com a linguagem do(a) palhaço (a) surgiu no último ano, como um catalisador nessa busca pelo imprevisível na cena. A linguagem do clown demanda ao ator certo aguçamento no jogo com o público, onde o ator ou atriz/palhaço (a) tem que buscar no ato cênico a resposta rápida a imprevisibilidade. A partir daí foi formado o grupo de discussão Confraria das Palhaças no intuito de dar continuidade a pesquisa iniciada na oficina "Bota a palhaça pra fora" ministrada pelo grupo As Maria da Graça no encontro de teatro feito por mulheres Vértice Brasil 2012 - T(i)erra Firme, em julho de 2012. A oficina trouxe um outro olhar sobre meu trabalho como atriz/contadora de histórias, sobretudo sobre minha pesquisa com um público diferenciado como as crianças.

Por ser mulher e atriz que o trabalho de As Marias da Graça, como um grupo de mulheres palhaças, se tornou referência significativa em meu caminho como atriz/pesquisadora.

Algumas das atrizes participantes da Oficina Ministrada pelas
"Marias da Graça" no Vértice Brasil 2012.