segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mágicas coincidências do processo criativo



Espaço Cultural CEDIM - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
(Local do Ensaio)


Hoje foi o primeiro dia de ensaio prático propriamente dito, pois na semana passada tivemos encontros para acertar os ponteiros e afinar o processo criativo a um diálogo comum. Cheguei dia 21 aqui no Rio e tive meu primeiro encontro com As Marias da Graça na quarta dia 23. Pude rever Karlá Concá, uma das exímias palhaças que nos abrilhantaram na oficina em Florianópolis, e conhecer as outras integrantes do grupo: Geni Viegas e Samanta Anciães. Vera ribeiro que ministrou a oficina junto com Karla em Fpolis não pôde estar presente neste dia. Muita timidez e um condensamento de ansiedade me acompanhavam naquele momento. O privilégio de estar ali, e a concretude do projeto se erguendo me causou essa sensação. Logo os risos e sorrisos de todos começaram a amolecer a densidade que estava meu corpo e a timidez foi aos poucos se esvaindo, não totalmente, pois até agora ainda me pego com muita timidez diante dessas grandes referências palhacísticas do país. No entanto, o respeito com que me tratam e a humildade que possuem só me faz ver ainda mais o quão grandiosas são.



Samanta Anciães e Drica Santos
>
>
Em cada ensaio procurarei registrar nesse diário de bordo o que se destacou no dia, o que me tocou... sejam desafios ou glórias. Hoje, neste primeiro dia, apresentei as histórias a Karla e Samanta... após tive o retorno sobre as possibilidades de inserção da palhaça nas contações.

As perguntas que me vêem a mente são: Como uma palhaça contaria...ou melhor, O que acontece quando uma palhaça conta uma história? Deturpa? Desconstrói? Abrilhanta? Revela? Denuncia? Ironiza? Potencializa? Nada? Tudo?! Conversando com Karla Concá e Samanta Anciães vimos que a lógica da palhaça é outra e irá atravessar a lógica da atriz/contadora...

E começaram a surgir as primeiras idéias de um roteiro para o espetáculo, um argumento da palhaça para contar suas histórias. E a proposta colocada por Karla coincidiu muito com um trabalho que eu já havia realizado com meus outros parceiros contadores de histórias mas que, infelizmente na época, não foi possível dar seguimento. Ao ouvi-la dando as diretrizes me abismava como os detalhes coincidiam... era como se ela tivesse lido meus pensamentos, meu passado...enfim, são coincidências mágicas do processo criativo que, todo artista sabe que aparece quando produz uma obra...como também sabe que num processo criativo também há os momentos de "nós" e/ou "travas", mas "aí é que 'tá o barato" como diz Tim Maia... e vamos que vamos!
>

Karla Concá e Drica Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário